Você sabe o que é ansiedade?
- Psicologa Angie Barbosa
- 5 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mai. de 2023

Segundo o psiquiatra Aubrey Lewis,em 1967, a ansiedade é um estado emocional com a qualidade do medo, desagradável, dirigido para o futuro, desproporcional e com desconforto subjetivo (HUECK,2008).
A ansiedade pode variar em grau, intensidade e como ela se apresenta para cada pessoa.
Pode também apresentar sintomas fisiológicos e psicológicos como: respiração ofegante, taquicardia, pânico, insônia, dores musculares entre outros.
Mas todos têm ansiedade?
Sim! A ansiedade pode aparecer em diversos aspectos de nossa vida, quando não podemos controlar o que há por vir, como por exemplo, começar um novo emprego. É normal ter ansiedade, pois criamos expectativas, que nos trazem medos e angústias.
Vale ressaltar aqui que o ser humano “experiencia” a ansiedade, algumas pessoas “vivenciam” sintomas de ansiedade que causam sofrimento. E é nesse momento que pode se tornar uma patologia.
A ansiedade é quando o indivíduo deixa de pensar no aqui e agora, para projetar um futuro pela qual não detém o controle. Esse indivíduo que antes tinha a consciência de si e conseguia perceber o que acontecia dentro e fora de si, perde esse contato. A primeira função fisiológica afetada nesse processo é a respiração, que é uma das maiores responsáveis para que o indivíduo tenha essa consciência de si. Assim aquela relação que o indivíduo tinha com o seu meio e a consciência de sí é quebrada, como se fosse uma quebra de contrato, tendo este uma dificuldade para a retomada deste contato com o meio.
E o que fazer para controlar a ansiedade?
Nem sempre acontece quando estamos na terapia, no processo terapêutico é importante trabalhar essas questões das perdas de contato com o meio, assim como os ajustamentos criativos para cada indivíduo nesse momento.
E quando estou sozinho o primeiro passo é a respiração diafragmática. Já falei sobre a respiração diafragmática em um outro post e a sua importância para o controle da ansiedade.
Assim que conseguir tomar o “controle” de suas funções, tentar canalizar da melhor forma possível a ansiedade para algo que lhe agrade, ler, escutar música, etc.
Tentar entender o que você detém ou não controle e procurar um psicólogo para que te ajude nesse processo.
📅🖊Agende a sua consulta pelo whatsapp, telefone ou email.